08 Motivos para praticar uma luta como atividade física

Taekwondo, Muay Thai, Kung Fu, Jiu Jitsu, Judô, Boxe ou Krav Magá. Independente da modalidade de luta que você se identifique, elas podem proporcionar muitos benefícios a sua vida. Ganhos na qualidade de vida, saúde, melhor forma física, aliviar o estresse e ainda contribuir para melhora da coordenação motora.

Quando se fala em praticar uma luta como atividade física, a primeira imagem que nos vem a cabeça são as lutas de MMA, com muita violência e sangue. Mas apesar de parecerem atividades violentas, quando conduzidas por professores com qualificação profissional, exploraram objetivos bem definidos e respeitam os limites de cada aluno. Para demostrar a infinidade de benefícios que uma luta pode proporcionar a você, reunimos aqui 08 benefícios que a prática oferece. Confira!

1 – Promove um grande alívio de stress por permitir se exercitar canalizando toda a energia do seu corpo para a atividade, além de tirar seu foco no problema para focar na atividade que esta sendo executada, pois lutar requer concentração. Eu considero uma excelente forma de descontar a raiva e frustração do cotidiano em aparadores, raquetes e sacos de pancada.

2- Melhora a agilidade e aguça os sentidos, uma vez que a pessoa aprende a estar sempre alerta nos treinos e a ter reflexos mais rápidos.

3 – Ensina a ter mais autocontrole e desenvolve a autoestima, visto que a pessoa passa a conhecer o seu poder (o de saber se defender e como usar a força) sobre os outros e se torna mais responsável por isso.

4 – É uma excelente forma de perder peso, além de desenvolver a musculatura. A maioria das modalidades trabalha o abdômen e a lombar. Além de músculos superiores e inferiores em maior ou menor intensidade. Para se ter uma ideia, é possível eliminar 750 Kcal por hora aula de Taekwondo (Veja este nosso artigo).

5 – Cada modalidade tem seu conjunto de regras de conduta que são ensinados e reforçados pelo professor ou mestre, o que desenvolve a disciplina. A disciplina também é reforçada no sentido do aluno ser estimulado a não perder o treino, já que ele fica em desvantagem em comparação aos outros que são mais assíduos.

6 – Ressalta a importância do aluno se alimentar e dormir melhor. Já que ele percebe na aula que seu desempenho melhorou ou piorou devido ao que consumiu. O aluno se torna mais consciente e tende a conter os excessos pensando em não prejudicar o seu desempenho, principalmente porque ele terá um oponente que pode estar em melhores condições que ele.

7 – Pode contribuir para a melhoria de problemas de saúde como pressão alta, controle do colesterol , gastrite e etc. Porém, deve-se fazer uma consulta ao médico antes de iniciar a prática. E é fundamental explicar ao professor quais são os problemas preexistentes, já que o treino deverá ser diferente quanto a intensidade e tipos de movimentos.

8 – Fortalece grupos musculares ao mesmo tempo. Diferente da musculação que trabalha isoladamente os músculos

Uma arte marcial pode ser praticada por pessoas de todas as idades, tanto homens como mulheres. Na sala de treinamento costuma-se separar os alunos que praticam apenas para manter a forma física, aqueles que pretendem ser atletas de competição os que desejam ser professores. Para cada um desses tipos, são feitas adaptações para que o treino seja totalmente democrático. Em casos específicos existem turmas especificas de competidores e turmas específicas para praticantes interessados apenas em manutenção do corpo e da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.